Resumo:
Embora a discussão em torno da escrita e reescrita seja uma constante entre pesquisadores,
formadores e professores, nas salas de aula de língua materna ainda é pouco expressivo o
número de trabalhos que contemplam a escrita como processo, articulando leitura, escrita e
análise linguística. Em virtude dessa realidade, este trabalho apresenta a descrição de uma
sequência didática para o estudo do gênero textual Regras de Jogo, com foco nos processos
de escrita e reescrita dos alunos da última série do Ensino Fundamental da Rede Municipal de
uma escola na cidade de Queimadas-PB. Desse modo, o objetivo desse trabalho é analisar os
processos de escrita e reescrita do gênero Regras de Jogo de uma turma de 9° ano, a partir de
uma sequência didática previamente elaborada. Para a realização da pesquisa, adotamos a
abordagem qualitativa, e, mais particularmente, a pesquisa-ação. Fundamentados em Dolz,
Noverraz, Schneuwly (2004), inicialmente descrevemos as etapas constitutivas da sequência
didática e, em seguida, procedemos mais especificamente à análise dos dados de escrita e
reescrita do gênero, embasados em Ruiz (2001), Geraldi (2006) e Koch e Elias (2009). Os
resultados apontam para o atendimento da proposta de produção textual regras de jogo e,
mais particularmente, para os progressos registrados nas diversas versões da produção.
Descrição:
CALAFANGE, R. M. M. O processo de escrita e reescrita do gênero textual Regras de Jogo: implementação de uma sequência didática. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.