Resumo:
O videoclipe é composto por elementos de linguagem da ordem do verbal e do não
verbal: cores, gestos, sons, imagens. Os gêneros multimodais, os quais se
apropriam dessas linguagens, encontram-se em efervescência na sociedade
contemporânea. Dessa maneira, as linguagens que tecem esse gênero e como
essas linguagens se atualizam através dos discursos no fenômeno da pósmodernidade
são de interesse desta pesquisa. Na pós-modernidade, a linguagem é
utilizada não apenas para expressar um pensamento, mas para comunicar. Nela, os
indivíduos expressam suas ideologias e carimbam a marca de sua identidade.
Frente a isso, o sujeito pós-moderno interage e expõe sua identidade multifacetada.
Alguns dos recursos que estarão expostos em suas produções são a cultura, a
memória coletiva e a ideologia. Diante disso, destaca-se a seguinte questão
problema: Como a identidade do sujeito pós-moderno brasileiro se expressa em
linguagens e discursos atualizados pelo gênero multimodal videoclipe? Frente a tal
questão, a pesquisa objetivou identificar, por meio da semiótica, como a pluralidade
e o diverso compõem a linguagem multimodal. Bem como compreender a forma
como na contemporaneidade a memória e a pós-modernidade estão tecendo
discursos atualizados em produções midiáticas. E ainda, de que forma o sujeito pósmoderno
brasileiro enxerga a multiplicidade como um dado influenciador da
identidade coletiva. Desse modo, a metodologia adotada foi de base qualitativa.
Mediante pesquisa bibliográfica, selecionou-se dois videoclipes (Sou como sou, de
Preta Gil; e Eclético, de Tiago Abravanel) descritos e analisados. O trabalho justificase
por ser válido frente à comunidade acadêmica para unir em seu acervo
bibliográfico um imbricamento de aportes teóricos da semiótica discursiva; por
pensar em questões do âmbito pós-moderno: o texto multimodal, e quanto a
globalização trouxe a disponibilização do videoclipe, o qual estava apenas disposto
em canais de TV à cabo e, hoje, à disposição na internet; por abarcar a temática do
sujeito pós-moderno brasileiro composto por uma identidade híbrida; por ser
relevante, esclarecendo acerca da influência cultural e da memória coletiva, em sua
formação, o que promove reflexão e criticidade frente à contemporaneidade. A
pesquisa revelou que relacionar o gênero multimodal à linguagem e discurso para
análise do sujeito figurativizado nos vídeos, demonstrou uma caracterização
identitária, a qual não se dá de modo fixo, como se concebia tempos atrás, mas
como esse indivíduo na pós-modernidade desmancha-se no ar, tornando-se híbrido.
O sujeito discursivo permeado pelo social, através da cultura e por meio da história,
mostra-se plural, representando, coletivamente, um todo. O trabalho suscitou ainda
que os textos que circulam na mídia, os gêneros multimodais, como o videoclipe,
permitem aos artistas a exposição de seus ideais, mas também acentuam
identidades que se mostram aparentes por sua multiplicidade, o que promove uma
heterogeneidade identitária.
Descrição:
PINHEIRO, J. dos A. Sou como sou (eclético): o sujeito pós-moderno em videoclipes brasileiros. 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.