UEPB - Repositório Digital

O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino da carta de solicitação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Valmires Gomes
dc.date.accessioned 2018-04-24T16:13:15Z
dc.date.available 2018-04-24T16:13:15Z
dc.date.issued 2016-11-30
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16449
dc.description BARBOSA, V. G. O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino da carta de solicitação. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção utilizando o gênero textual carta de solicitação no desenvolvimento do ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, enfatizaremos a importância do ensino pautado no uso dos gêneros textuais, com base em autores como Marcuschi (2008, 2010), Antunes (2003) e outros, e destacaremos as particularidades do ensino de textos predominantemente argumentativos, com base em Alves (2016), Nordi (2013), Melo e Pereira (2013). Ademais, caracterizaremos o gênero carta e, de forma mais específica, a carta de solicitação, a partir das considerações de Souto Maior (2001, 2004), Loukili (2009), Koche (2012), dentre outros estudiosos. Também, definiremos sequência didática, reproduzindo as noções e o modelo proposto por Dolz et ali. (2004) e, por fim, apresentaremos a nossa proposta, cujo planejamento pautou-se nas considerações de Bezerra (2005). Concluímos que a discussão e a sequência apresentadas constituem-se como um – produtivo – caminho a ser trilhado pelos professores de português na tarefa de desenvolver a competência comunicativa dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Paulo dos Santos de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Carta de solicitação pt_BR
dc.title O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino da carta de solicitação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta