Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção utilizando
o gênero textual carta de solicitação no desenvolvimento do ensino de Língua
Portuguesa. Para tanto, enfatizaremos a importância do ensino pautado no uso dos
gêneros textuais, com base em autores como Marcuschi (2008, 2010), Antunes (2003) e
outros, e destacaremos as particularidades do ensino de textos predominantemente
argumentativos, com base em Alves (2016), Nordi (2013), Melo e Pereira (2013).
Ademais, caracterizaremos o gênero carta e, de forma mais específica, a carta de
solicitação, a partir das considerações de Souto Maior (2001, 2004), Loukili (2009),
Koche (2012), dentre outros estudiosos. Também, definiremos sequência didática,
reproduzindo as noções e o modelo proposto por Dolz et ali. (2004) e, por fim,
apresentaremos a nossa proposta, cujo planejamento pautou-se nas considerações de
Bezerra (2005). Concluímos que a discussão e a sequência apresentadas constituem-se
como um – produtivo – caminho a ser trilhado pelos professores de português na tarefa
de desenvolver a competência comunicativa dos estudantes.
Descrição:
BARBOSA, V. G. O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma proposta didática para o ensino da carta de solicitação. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.