Resumo:
O ensino de uma língua estrangeira deve contribuir para o desenvolvimento linguístico,
cultural e intelectual do aluno. Dentro deste ensino e aprendizagem é possível incluir a
literatura como uma fonte inesgotável por sua tamanha variedade de temas, géneros,
subgêneros para ser explorados y seu valor intercultural. Conforme isto, são muitos os
professores que ainda duvidam da possibilidade de introduzi-la por falta de tempo, que é um
fator da nossa realidade. E neste presente estudo realizado reflexionamos em torno desta
literatura na aula de espanhol como língua estrangeira, exibindo que é possível trabalhar ela a
partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998), em Europa por meio do Marco
Comum Europeu de Referencia para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação – MCER
(2001) e através de uma experiência com um grupo de alunos do Curso de Extensão de
línguas estrangeiras na Universidade Estadual da Paraíba. A literatura foi colocada através do
conto “A luz é como a água”, presente no livro Doce contos peregrinos de Gabriel García
Márquez. Os alunos ao longo das aulas receberam todas as informações a respeito do autor,
contexto histórico e literário do conto até chegar ao objetivo final de dramatiza-lo a seu modo.
Assim os alunos saíram da leitura para a dramatização, obtendo um melhor crescimento oral,
cognitivo y formativo da língua espanhola.
Descrição:
GUEDES, S. S. Más allá de la lectura: la literatura dramatizada del cuento “La luz es como el agua" de Gabriel García Márquez en la clase de ELE. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.