dc.contributor.author |
Medeiros, Francisca Gleuma Lacerda |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-15T18:39:07Z |
|
dc.date.available |
2018-05-15T18:39:07Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16683 |
|
dc.description |
MEDEIROS, F. G. L. Tratamento dado às tirinhas no LDP. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo analisar como o Livro Didático de Português ( LDP ) utiliza os gêneros multimodais, em particular a tirinha, procurando saber se esse gênero é explorado levando em consideração seus aspectos semânticos e pragmáticos ou se é utilizado apenas como pretexto para análise gramatical. Escolhemos três tiras, entre várias que existem no LDP, “Novo Diálogo”, do 6º ano do Ensino Fundamental, e que são utilizadas pelos professores para trabalhar a compreensão de texto, a gramática e a ortografia. Sabemos que esse gênero tem um grande poder pedagógico por constituirem-se verdadeiras formas sociocomunicativas; no entanto, são suprimidas do seu objetivo, porque nas atividades em que elas ( as tirinhas ) são inseridas, não são só as características socio-discursivas do gênero que são exploradas. As tirinhas analisadas também foram usadas como pretexto para ensinar gramática e ortografia, levando-nos a conclusão de que, em relação ao tratamento dado a esse gênero, o Livro Didático de Português adota uma concepção de Ensino Tradicional da Língua. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
Tratamento dado às tirinhas no LDP |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |