Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar como o Livro Didático de Português ( LDP ) utiliza os gêneros multimodais, em particular a tirinha, procurando saber se esse gênero é explorado levando em consideração seus aspectos semânticos e pragmáticos ou se é utilizado apenas como pretexto para análise gramatical. Escolhemos três tiras, entre várias que existem no LDP, “Novo Diálogo”, do 6º ano do Ensino Fundamental, e que são utilizadas pelos professores para trabalhar a compreensão de texto, a gramática e a ortografia. Sabemos que esse gênero tem um grande poder pedagógico por constituirem-se verdadeiras formas sociocomunicativas; no entanto, são suprimidas do seu objetivo, porque nas atividades em que elas ( as tirinhas ) são inseridas, não são só as características socio-discursivas do gênero que são exploradas. As tirinhas analisadas também foram usadas como pretexto para ensinar gramática e ortografia, levando-nos a conclusão de que, em relação ao tratamento dado a esse gênero, o Livro Didático de Português adota uma concepção de Ensino Tradicional da Língua.
Descrição:
MEDEIROS, F. G. L. Tratamento dado às tirinhas no LDP. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.