Resumo:
O processo de contextualização é uma das maneiras que o professor encontra para facilitar o aprendizado dos alunos. Para Brousseau (1996), o professor deve incentivar os alunos por meio de conteúdos reais que os incentivem a pensar. O docente deve sair da zona de conforto e produzir para os alunos uma aula diferenciada, em que os mesmos irão ter a possibilidade de associar o conteúdo de forma mais compreensível, diferentemente daquela aula tradicional cujo alunos são expostos a assuntos que não condizem com a realidade vivenciada pelos mesmos. Sendo assim, nosso objetivo é investigar/avaliar de que forma o professor em formação inicial, na disciplina de estágio supervisionado, compreende o uso da contextualização nas aulas de língua inglesa. Para tanto, os professores em formação inicial produziram e ministraram aulas no estágio supervisionado de regência em uma turma de ensino fundamental II do 8° ano, com um total de 28 alunos. A escola em questão é pública e faz parte da rede estadual localizada na cidade de Campina Grande. Tomamos Brousseau (1996) e Moreira (2004) para abordamos a importância da contextualização, e como essa atividade pode contribuir de forma positiva para o crescimento/desenvolvimento dos alunos. Concluímos que, pôde-se perceber que através do ato de contextualizar as aulas, os alunos passam a participar e compreender melhor o conteúdo proposto pelo professor.
Descrição:
Araújo, V. S. de. A importância da contextualização nas aulas de língua inglesa em escolas públicas: experiência de um professor em formação inicial. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.