Resumo:
O presente artigo resulta da minha experiência no Estágio Supervisionado IV – estágio de docência na Educação Infantil, desenvolvido em 2017, a partir de um Projeto de Atuação e Intervenção Docente – PAID, e tem como objetivo principal discutir a diversidade étnico-racial no currículo deste nível de educação. Para tanto, tomei como base de discussão, algumas atividades realizadas por crianças de uma turma do maternal II, bem como por algumas experiências por elas vivenciadas durante o desenvolvimento do PAID. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e de uma pesquisa do tipo pesquisa-ação. O campo de investigação foi uma instituição pública de Educação Infantil, a Creche e Pré-Escola Tereza Gioia, do município de Campina Grande – PB, localizada na zona urbana desta cidade. Os sujeitos envolvidos foram crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, e a própria pesquisadora na condição, também, de professora estagiária. Para coleta de dados, fiz uso de observações às atividades planejadas e propostas às crianças, destacando o envolvimento dessas crianças com o meu objeto de estudo, a questão da diversidade étnico-racial. As observações eram registradas, durante o referido estágio, em “diário de campo”. Para respaldar nossas discussões, busquei respaldo em estudos realizados por: Paniagua e Palacios (2007); Weber (1994); Oliveira (2006), dentre outros. O estudo evidencia, que práticas curriculares e pedagógicas na Educação Infantil, podem ser constitutivas de experiências que propiciem, às crianças, respeito à diversidade étnico-racial. Por fim, obtive a conclusão de que se faz necessário, no processo de formação docente, do Pedagogo, a intensificação do debate acerca de conteúdos culturalmente elaborados, a serem explorados no interior dessas práticas desde a Educação Infantil.
Descrição:
Fernandes, E. G. A diversidade étnico-racial na educação infantil: experiências e reflexões decorrentes do estágio docente. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.