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A diversidade étnico-racial na educação infantil: experiências e reflexões decorrentes do estágio docente

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dc.contributor.author Fernandes, Elizângela Gomes
dc.date.accessioned 2018-07-03T18:13:01Z
dc.date.available 2018-07-03T18:13:01Z
dc.date.issued 2018-06-19
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16968
dc.description Fernandes, E. G. A diversidade étnico-racial na educação infantil: experiências e reflexões decorrentes do estágio docente. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo resulta da minha experiência no Estágio Supervisionado IV – estágio de docência na Educação Infantil, desenvolvido em 2017, a partir de um Projeto de Atuação e Intervenção Docente – PAID, e tem como objetivo principal discutir a diversidade étnico-racial no currículo deste nível de educação. Para tanto, tomei como base de discussão, algumas atividades realizadas por crianças de uma turma do maternal II, bem como por algumas experiências por elas vivenciadas durante o desenvolvimento do PAID. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e de uma pesquisa do tipo pesquisa-ação. O campo de investigação foi uma instituição pública de Educação Infantil, a Creche e Pré-Escola Tereza Gioia, do município de Campina Grande – PB, localizada na zona urbana desta cidade. Os sujeitos envolvidos foram crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, e a própria pesquisadora na condição, também, de professora estagiária. Para coleta de dados, fiz uso de observações às atividades planejadas e propostas às crianças, destacando o envolvimento dessas crianças com o meu objeto de estudo, a questão da diversidade étnico-racial. As observações eram registradas, durante o referido estágio, em “diário de campo”. Para respaldar nossas discussões, busquei respaldo em estudos realizados por: Paniagua e Palacios (2007); Weber (1994); Oliveira (2006), dentre outros. O estudo evidencia, que práticas curriculares e pedagógicas na Educação Infantil, podem ser constitutivas de experiências que propiciem, às crianças, respeito à diversidade étnico-racial. Por fim, obtive a conclusão de que se faz necessário, no processo de formação docente, do Pedagogo, a intensificação do debate acerca de conteúdos culturalmente elaborados, a serem explorados no interior dessas práticas desde a Educação Infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Diversidade étnico-racial pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title A diversidade étnico-racial na educação infantil: experiências e reflexões decorrentes do estágio docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


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