Resumo:
Este artigo pretende levar o leitor a uma visão para o "divergente", reconhecendo que existe uma diversidade que está além da imaginação, porém o propósito é demonstrar que existem sempre que possíveis novos caminhos que serão conquistados fora da linearidade de um sistema, e que é viável através de leituras inéditas. O povo albino está neste contexto, pela sua invisibilidade, porque não há nenhum ou quase nada sobre este assunto na língua espanhola. No entanto, ajudaremos o professor com esta pesquisa a seguir por direções as quais esclarecem sobre o sócio cognitivo na formação daquelas pessoas esquecidas, por autoridades públicas, da saúde e principalmente em contextos educacionais, pois sofrem preconceitos marcantes, e não podemos deixar de acolher questões que abordam o "diferente", porque as alteridades de todas as pessoas devem ser respeitadas. Para agregar as discussões em nossa pesquisa, utilizamos autores como: (ARIÑO e POZO 2010), com suas buscas no parceiro cognitivo; (FOUCAULT 1976), que traz a valorização do ser, independentemente da sua cor; (BISCARO 2012) e sua abordagem de ser albino; (ADICHIE 2019), revelando que não há apenas uma história a ser contada, porque a diversidade deve ser conhecida. No entanto, a pesquisa vem apresentar a importância do professor no campo educacional e qual o seu papel no estudo sociocognitivo.
Descrição:
ARAÚJO, S. de S. La inclusión social de los albinos en el ámbito educacional: um estudo de caso. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.