Resumo:
O ensino língua português, orientado pelo enfoque discursivo/enunciativo, configura-se a partir da relação entre a leitura e escrita. Nesse sentido, o presente trabalho pretende analisar a abordagem do gênero notícia em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II. Especificamente, analisaremos as atividades didáticas propostas ao ensino do gênero notícia e as respectivas capacidades de linguagem do aluno que poderão ser desenvolvidas por meio dela. Foram analisadas propostas de trabalho com o gênero em duas coleções aprovados nos Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Verificou-se a natureza da abordagem dada ao gênero nas atividades propostas pelas coleções, avaliando se essas são capazes de contribuir para atingir os objetivos previstos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O estudo está embasado nas pesquisas desenvolvidas por Bakhtin (1992), Dolz e Schneuwly (2004), Koch (2002), Marcuschi (2008), dentre outros. Os resultados indicam que há divergência na abordagem da notícia entre as coleções, pois enquanto uma delas prioriza o funcionamento discursivo desse gênero, a outra enfatiza os aspectos estruturais e organizacionais.
Descrição:
SILVA, J. M. da. Uma abordagem do gênero notícia no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.