UEPB - Repositório Digital

Uma abordagem do gênero notícia no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Josicleide Maria da
dc.date.accessioned 2018-07-12T15:36:19Z
dc.date.available 2018-07-12T15:36:19Z
dc.date.issued 2018-06-15
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17086
dc.description SILVA, J. M. da. Uma abordagem do gênero notícia no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O ensino língua português, orientado pelo enfoque discursivo/enunciativo, configura-se a partir da relação entre a leitura e escrita. Nesse sentido, o presente trabalho pretende analisar a abordagem do gênero notícia em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II. Especificamente, analisaremos as atividades didáticas propostas ao ensino do gênero notícia e as respectivas capacidades de linguagem do aluno que poderão ser desenvolvidas por meio dela. Foram analisadas propostas de trabalho com o gênero em duas coleções aprovados nos Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Verificou-se a natureza da abordagem dada ao gênero nas atividades propostas pelas coleções, avaliando se essas são capazes de contribuir para atingir os objetivos previstos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O estudo está embasado nas pesquisas desenvolvidas por Bakhtin (1992), Dolz e Schneuwly (2004), Koch (2002), Marcuschi (2008), dentre outros. Os resultados indicam que há divergência na abordagem da notícia entre as coleções, pois enquanto uma delas prioriza o funcionamento discursivo desse gênero, a outra enfatiza os aspectos estruturais e organizacionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Uma abordagem do gênero notícia no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta