dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a história da Educação de Jovens e Adultos - EJA no Brasil, inclusive focando na questão legal. Será apresentada uma contextualização, desde o surgimento da EJA, com ênfase no fim dos anos 30, quando esta modalidade ganhou maior realce nas políticas de Educação do país. Na sequênc ia, esta monografia mostrará o surgimento das campanhas educacionais no decorrer dos anos 50, como, também, vários programas federais que foram criados na década de 90. Além desta contextualização histórica, também se fará uma apresentação da legislação pe rtinente, em cada momento histórico, culminando com a abordagem dos direitos que os educandos da EJA têm com relação a sua educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trata -se, portanto, de um trabalho alicerçado na pesquisa bibliográfica em fontes secundárias, fundamentada nos métodos de procedimento descritivo, histórico e comparativo. Ao final do trabalho conclui-se que a partir dos anos 40, políticas voltadas à Educação de Jovens e Adultos avançou. No entanto, apesar das melhorias, está longe de ser a adequada e almejada. Alternativas viáveis seriam a valorização do conjunto de experiências, conhecimentos e vivências trazidas pelos educandos que podem ser aprofundadas no contexto escolar, na organização curricular e, sobretudo, nas práticas pedagógicas dos educadores e o uso da tecnologia a favor do ensino, aprendizagem e conhecimento. |
pt_BR |