UEPB - Repositório Digital

Processo histórico da educação de jovens e adultos: EJA no Brasil e a legislação pertinente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Arruda, José Marcelo
dc.date.accessioned 2018-07-20T15:38:23Z
dc.date.available 2018-07-20T15:38:23Z
dc.date.issued 2017-12-11
dc.identifier.other 344.07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17357
dc.description ARRUDA, José Marcelo. Processo histórico da educação de jovens e adultos : EJA no Brasil e a legislação pertinente. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a história da Educação de Jovens e Adultos - EJA no Brasil, inclusive focando na questão legal. Será apresentada uma contextualização, desde o surgimento da EJA, com ênfase no fim dos anos 30, quando esta modalidade ganhou maior realce nas políticas de Educação do país. Na sequênc ia, esta monografia mostrará o surgimento das campanhas educacionais no decorrer dos anos 50, como, também, vários programas federais que foram criados na década de 90. Além desta contextualização histórica, também se fará uma apresentação da legislação pe rtinente, em cada momento histórico, culminando com a abordagem dos direitos que os educandos da EJA têm com relação a sua educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trata -se, portanto, de um trabalho alicerçado na pesquisa bibliográfica em fontes secundárias, fundamentada nos métodos de procedimento descritivo, histórico e comparativo. Ao final do trabalho conclui-se que a partir dos anos 40, políticas voltadas à Educação de Jovens e Adultos avançou. No entanto, apesar das melhorias, está longe de ser a adequada e almejada. Alternativas viáveis seriam a valorização do conjunto de experiências, conhecimentos e vivências trazidas pelos educandos que podem ser aprofundadas no contexto escolar, na organização curricular e, sobretudo, nas práticas pedagógicas dos educadores e o uso da tecnologia a favor do ensino, aprendizagem e conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Flávio Romero Guimarães pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Política de Educação pt_BR
dc.subject Campanhas Educacionais pt_BR
dc.subject Direitos Fundamentais pt_BR
dc.title Processo histórico da educação de jovens e adultos: EJA no Brasil e a legislação pertinente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta