UEPB - Repositório Digital

A participação do prosumer no JPB 1ª edição

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Iago Bruno de Sousa
dc.date.accessioned 2018-07-25T19:12:56Z
dc.date.available 2018-07-25T19:12:56Z
dc.date.issued 2018-06-13
dc.identifier.other CDD 302.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17411
dc.description OLIVEIRA, I. B. de S. A participação do prosumer no JPB 1ª edição. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como finalidade apresentar uma análise da participação do telespectador na construção da notícia num dos principais telejornais da Paraíba: O JPB 1ª Edição, na TV Paraíba, afiliada da Rede Globo no estado. Durante o trabalho apontamos de que forma o processo de midiatização fez surgir uma nova modalidade de consumidor. O prosumer, termo cunhado pelo escritor norte-americano Alvin Toffler, nasce neste universo e deixa a clara mensagem de que não será somente um receptor de notícias, mas também um ativo produtor delas, gerando assim novas perspectivas de se fazer jornalismo nas redações. Ao longo de aproximadamente duas semanas, analisamos detalhadamente que forma o consumidor tem participado e contribuído na produção dos conteúdos veiculados no telejornal. Para tal tarefa, utilizamos a metodologia de noções de análise de conteúdo, segundo os ensinamentos da escritora Bardin, fazendo-se de três etapas por ela destacada, a pré-análise, a exploração do material e por último, o tratamento dos resultados, a inferência e interpretação deles. Por fim, chegando à conclusão que a intervenção ainda é modesta e carece de aprimoramentos para gerar uma interatividade satisfatória entre a empresa de comunicação, os profissionais responsáveis por trabalhar com o jornalismo, e seus telespectadores. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba- UEPB pt_BR
dc.subject Jornalismo comunitário pt_BR
dc.subject Midiatização pt_BR
dc.subject Telejornalismo pt_BR
dc.subject Prosumer pt_BR
dc.title A participação do prosumer no JPB 1ª edição pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta