Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino do aluno portador de deficiência
visual na escola regular. De abordagem qualitativa e caráter interpretativo, um aluno com
deficiência visual, aluno do 6º ano da Escola Estadual de 1º Grau Miguel Santa Cruz,
juntamente ao seu professor de Matemática compõem o universo de pesquisa. Nesse estudo
foram realizadas cinco observações na sala de aula dos sujeitos supracitados. A pesquisa foi
referenciada por autores como Mendes (1995) e Pessotti (1984) que tratam do
desenvolvimento no atendimento às pessoas com deficiência, Montoan (2005) que fala do
papel da inclusão nas escolas, Beyer (2006) que fala de formação do professor pra trabalhar
com alunos deficientes. Pretendeu-se, a partir destes, responder a seguinte questão que norteia
este trabalho: “O professor da escola regular está preparado para proporcionar ao aluno com
deficiência, uma educação significativa, inserido em uma sala regular?”. Foram utilizadas
como instrumentos da pesquisa, as notas de campo obtidas através das observações
participantes, além de um questionário aplicado ao professor da sala regular. Os resultados
obtidos demonstraram as dificuldades por parte do professor e da escola, no atendimento aos
alunos portadores de deficiência.
Descrição:
BATISTA, A. P. N. Matemática inclusiva: analisando o trabalho do professor com um aluno deficiente visual em uma sala regular de uma escola pública da cidade de Monteiro-PB. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.