UEPB - Repositório Digital

Matemática inclusiva: analisando o trabalho do professor com um aluno deficiente visual em uma sala regular de uma escola pública da cidade de Monteiro-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Batista, Ana Paula Neves
dc.date.accessioned 2018-11-28T21:31:55Z
dc.date.available 2018-11-28T21:31:55Z
dc.date.issued 2014-03-03
dc.identifier.issn CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17518
dc.description BATISTA, A. P. N. Matemática inclusiva: analisando o trabalho do professor com um aluno deficiente visual em uma sala regular de uma escola pública da cidade de Monteiro-PB. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino do aluno portador de deficiência visual na escola regular. De abordagem qualitativa e caráter interpretativo, um aluno com deficiência visual, aluno do 6º ano da Escola Estadual de 1º Grau Miguel Santa Cruz, juntamente ao seu professor de Matemática compõem o universo de pesquisa. Nesse estudo foram realizadas cinco observações na sala de aula dos sujeitos supracitados. A pesquisa foi referenciada por autores como Mendes (1995) e Pessotti (1984) que tratam do desenvolvimento no atendimento às pessoas com deficiência, Montoan (2005) que fala do papel da inclusão nas escolas, Beyer (2006) que fala de formação do professor pra trabalhar com alunos deficientes. Pretendeu-se, a partir destes, responder a seguinte questão que norteia este trabalho: “O professor da escola regular está preparado para proporcionar ao aluno com deficiência, uma educação significativa, inserido em uma sala regular?”. Foram utilizadas como instrumentos da pesquisa, as notas de campo obtidas através das observações participantes, além de um questionário aplicado ao professor da sala regular. Os resultados obtidos demonstraram as dificuldades por parte do professor e da escola, no atendimento aos alunos portadores de deficiência. pt_BR
dc.description.sponsorship Maria Jose Neves de Amorim Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.title Matemática inclusiva: analisando o trabalho do professor com um aluno deficiente visual em uma sala regular de uma escola pública da cidade de Monteiro-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta