Resumo:
A diversidade é um fator presente no espaço social e que advém da construção cultural de um
povo. Entendendo-a como essencialmente humana e ligada aos preceitos de identidade, não se
pode afastá-la no processo educacional, principalmente no que diz respeito ao ensino de
Língua Portuguesa. Sabendo que a diversidade estabelece uma quebra de padrão, os agentes
provenientes dos processos culturais e sociais que propiciam a diversidade são
constantemente postos em posição de marginalização, tendem a serem descriminados e
sofrerem preconceitos, sobretudo em um ambiente no qual a norma padrão é tida como
parâmetro a ser seguido. Diante disso, o trabalho em foco busca compreender se a prática
docente contemporânea no Ensino Médio abre espaço à análise, reflexão e estudo da Língua
Portuguesa contextualizados à diversidade linguística. Para isso, foi desenvolvida uma
pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental sob a perspectiva dos estudos
que evidenciam tanto a prática docente quanto o fenômeno da diversidade linguística. Desse
modo, primeiramente refletiu-se sobre a diversidade, partindo do âmbito social para o
ambiente escolar. Em segundo lugar, foram evidenciadas pesquisas bibliográficas a respeito
da linguística, partindo da concepção estrutural à Sociolinguística, na qual a diversidade
linguística é fundamentada. Contou-se, para isso, com as contribuições teóricas de autores
como Bagno (2013; 2015; 2017); Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2011; 2018), Labov (2008),
Rodrigues (2011; 2016; 2017) entre outros. Posteriormente, analisou-se como os documentos
oficiais (PCNEM [BRASIL, 2000], PCN+ [BRASIL, 2002], OCEM [BRASIL, 2004],
RCEMPB [PARAÍBA, 2008] e LDB [BRASIL, 2017]) instruem a prática docente ao
ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa contextualizada à diversidade linguística e, além
disso, qual o papel da escola para o desenvolvimento de um ensino que seja pautado na
diversidade. Finalmente, foram observadas aulas de duas professoras colaboradoras da rede
pública de ensino da cidade de Campina Grande-PB de modo a analisar como o estudo da
diversidade linguística tem sido efetivado nas aulas de Linguagens. A pesquisa exploratória
foi realizada através de observações em turmas do Ensino Médio, disponibilizadas
semanalmente. O estudo permitiu concluir que por mais que as professoras andem
timidamente no caminho que procura desconstruir um ensino tradicionalista e tentem
estabelecer uma prática docente pautada na contextualização da diversidade linguística às
aulas de Língua Portuguesa, a comunidade escolar analisada, incluindo os próprios alunos,
não se mostra preparada para receber uma metodologia mais inovadora. Sendo assim, fica
evidente que há um significativo desconhecimento da perspectiva analítico-reflexiva do
contexto da diversidade linguística pelos sujeitos da escola.
Descrição:
MENEZES, E. A. Diversidade linguística no ensino médio: dos documentos oficiais ao agir docente. 2018. 64p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.