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"Meninas não gostam de suar" o papel das brincadeiras na educação para igualdade de gênero

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dc.contributor.author Araújo, Débora Kelly Pereira de
dc.date.accessioned 2018-12-17T17:24:10Z
dc.date.available 2018-12-17T17:24:10Z
dc.date.issued 2018-11-23
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17763
dc.description ARAÚJO, K. P. de. "Meninas não gostam de suar" o papel das brincadeiras na educação para igualdade de gênero. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida numa escola da rede pública de ensino na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça-PB. O objetivo era investigar e problematizar como as brincadeiras no ambiente escolar interferem e contribuem para a legitimação da desigualdade de gênero, cooperando para a construção de estereótipos que marcarão a imagem e a identidade do que se entende por masculino e feminino. O estudo aconteceu orientado por um tipo pesquisa denominado Pesquisa-Ensino. É um método de estudo no qual o/a professor/a converte-se à condição de professor-pesquisador ou professora-pesquisadora permitindo ao(a) mesmo(a) encontrar respostas que contribuam para a construção de um conhecimento ajustado a sua realidade, de modo que com os resultados obtidos possam (re)adequar a sua prática pedagógica viabilizando o aperfeiçoamento profissional. Portanto, a observação e coleta dos dados foram realizadas na própria sala de aula da pesquisadora com uma turma multisseriada (1º e 2º anos do Ensino Fundamental) de uma escola do campo na zona rural da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça. Dedicamos especial atenção ao estudo bibliográfico considerando, a princípio, as contribuições dos pesquisadores e das pesquisadoras da temática, entre eles: Vera Maria Candau (2008), Rita Vieira de Figueiredo (2011), Guacira Lopes Louro (1997; 2014), Judith Butler (1999), Beatriz Accioly Lins (2016), Daniela Auad (2012), Kátia Benevides (2009) e outros/outras. Com este estudo pretendíamos olhar a nossa realidade da forma mais objetiva possível e analisá-la buscando formas de contribuir com estratégias pedagógicas a fim de combater os equívocos que no contexto escolar continuam a perpetuar o discurso de desigualdade de gênero. Dentre os principais resultados obtidos com as crianças que participaram da Pesquisa-Ensino podemos citar: a mudança de visões, pensamentos e práticas que colocavam as meninas em posição de desigualdade em relação aos meninos e a transformação das brincadeiras – que passaram das práticas de separação entre os grupos de meninas e meninos, para atividades que envolviam todo o coletivo. Nesta perspectiva, consideramos que para o sucesso da proposta de Educação para a Igualdade de Gênero e para construção de uma sociedade menos desigual e mais democrática são imprescindíveis: a educação escolar centrada no currículo orientado para a diversidade e os direitos humanos e a formação de educadoras e educadores sensíveis e respeitosos das diferenças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cristiane Maria Nepomuceno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Igualdade de gênero pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Pesquisa-ensino pt_BR
dc.title "Meninas não gostam de suar" o papel das brincadeiras na educação para igualdade de gênero pt_BR
dc.type Other pt_BR


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