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O cuidador educacional frente á profissionalização: limites e possibilidades

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dc.contributor.author Ferreira, Silvilene Márcia
dc.date.accessioned 2018-12-17T17:27:11Z
dc.date.available 2018-12-17T17:27:11Z
dc.date.issued 2017-11-12
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17768
dc.description FERREIRA, S. M. O cuidador educacional frente á profissionalização: limites e possibilidades. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho Acadêmico orientado examina limites e possibilidades de cuidadores educacionais frente à profissionalização. O mesmo apoiou-se em autores como Stephen Ball (2006; 2011) e Ernesto Laclau (2011), dentre outros, para discutir esta função, recentemente criada, na política de inclusão, especificamente, no espaço da escola regular. Utilizou-se de pesquisa exploratória, de cunho qualitativo e pesquisa documental. Como instrumento de coleta de dados, de observação e roteiro de entrevista semiestruturado na perspectiva de investigar a implementação da função de cuidadores educacionais a fim de auxiliar e amparar o aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou superdotação nas escolas municipais da rede regular de ensino. Participaram enquanto sujeitos da pesquisa, quatro cuidadoras educacionais que estão atuando em escolas da rede pública municipal de ensino de Campina Grande/PB, uma professora da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Coordenadora da Secretaria de Educação Especial do referido município, e a Coordenadora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba no biênio 2014/2016. Após análise dos dados, podemos dizer, contingencialmente, que os esforços envidados pela Secretaria de Educação (SEDUC), no sentido de atender as demandas da educação especial são consideráveis, entretanto, tem-se uma função sendo desenvolvida sem amparo de prerrogativas legais. É uma função recente, mas que carece de legalização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Política de educação inclusiva pt_BR
dc.subject Cuidadores educacionais pt_BR
dc.subject Profissionalização pt_BR
dc.title O cuidador educacional frente á profissionalização: limites e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


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