Resumo:
Este trabalho pretendeu estabelecer uma comparação entre duas pedagogias aplicadas ao ensino da natação, aqui denominadas, por "formal" e "lúdica". Para isto, fiz uma pesquisa bibliográfica, onde pude levantar importantes considerações a respeito de como era a prática da natação durante o decorrer da História, assim como verificar os métodos utilizados para a aprendizagem e a sua evolução enquanto desporto. Levantei também todo um referencial a respeito dos elementos lúdicos da cultura e dos aspectos técnicos tradicionais do ensino da natação. Através da pesquisa de campo, utilizando um procedimento de pesquisa "quase - experimental", pude observar a aplicação das duas pedagogias e com a coleta de dados feita através da técnica de observação participante, analisar os resultados e concluir que apesar da pedagogia" lúdica" apresentar menores índices de evasão e maior grau de interesse para o desenvolvimento do ensino/ aprendizagem, melhor seria combinar elementos das duas pedagogias dando ênfase aos componentes lúdicos.
Descrição:
SALES, M. M. de. Relato de experiência: Natação infantil, e as formas de aprendizado. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.