Resumo:
Antes mesmo de ser professor todo indivíduo é um cidadão inserido em uma sociedade, e traz consigo saberes ou ideias construídas pelo meio em que vive sobre o mundo e as práticas educativas. No processo de (trans)formação de um aluno de Língua Estrangeira – LE em um professor de LE, muitos destes saberes e ideias são passadas equivocadamente acreditando que são métodos infalíveis no processo de ensino-aprendizagem de uma nova língua. Com a finalidade de propor uma reflexão aos professores de Espanhol como Língua Estrangeira a respeito de suas práticas docentes em contexto sociocultural, o presente trabalho tem como objetivo revisitar os conceito de paradigma tradicional e sua relação com as crença, debater sobre o paradigma emergente e a necessidade de uma prática docente reflexiva, e possibilitar um novo olhar sobre o ensino de línguas através dos relatos de três professores-colaboradores do município de Umbuzeiro, interior da Paraíba. Para isso nosso estudo tem como base teórica estudiosos como Almeida Filho (2001), Vasconcelos (2002), Costa Junior e Araújo (2017), Barcelos (2001) Pimenta (1997) Alarcão (2005) Paiva (2003) Vieira Abrahão (2012), entre outros.
Descrição:
FARIAS, A.R.R. de. Prática docente em uma perspectiva sociocultural: relatos de professores de ELE em (trans)formação. 2017. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.