Resumo:
Este ensaio monográfico está inserido no campo de estudo interdisciplinar da Literatura e Ciência. Ele se propõe a investigar a forma na qual a ciência influenciou o método literário da escritora realista do século XIX George Eliot através de uma análise de variadas citações retiradas de trabalhos de ficção e não-ficção dela. Se argumenta que Eliot adotou e defendeu o realismo literário porque ela o entendia como uma forma de aplicar o método científico à literatura, consequentemente seguindo as suas convicções morais e intelectuais que haviam a levado ao cientismo. Nesse entendimento, também se propõe que Eliot agiu como uma
“reaproximadora” dos discursos das humanidades e das ciências, que existiam como um até o século XIX mas que se separaram de forma consideravelmente dramática durante o curso de sua vida. Assim, curtas observações sobre as implicações do seu método científico literário são feitas, considerando essas não apenas para seus escritos mas também para o discurso das humanidades e das ciências em geral.
Descrição:
GOMES FILHO, J. C. George Eliot and the scientific method. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.