Resumo:
Tendo em vista que o livro didático é um manual de grande uso e que contribui na prática
educativa de professores e na aprendizagem dos alunos nos ambientes escolares, busca-se
conhecer os conteúdos propostos para a disciplina de Geografia contida neste recurso didático,
e especificamente os voltados para os anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto se tornou
necessário conhecer a história do livro didático a partir de sua institucionalização aqui no
Brasil, a Geografia constituída em disciplina escolar e a formação acadêmica de professores
com base nos estudos de autores pesquisadores de cada área. Para consolidar essa pesquisa, é
feita a análise da coleção Girassol – Saberes e fazeres do campo, aprovado pelo programa
PNLD Campo de 2013, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o
ensino de Geografia. Pôde ser averiguado que a coleção ganhou em vários aspectos, como por
exemplo, em relação à contextualização e valorização da vida no campo; no entanto mostrou
pouca profundidade nas abordagens dos conteúdos e conceitos geográficos.
Descrição:
ARAÚJO, M. L. R. de. O livro didático e o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.