dc.contributor.author |
Araújo, Mônica Lessy Rodrigues de |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-19T18:43:35Z |
|
dc.date.available |
2018-12-19T18:43:35Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.32 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18063 |
|
dc.description |
ARAÚJO, M. L. R. de. O livro didático e o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Tendo em vista que o livro didático é um manual de grande uso e que contribui na prática
educativa de professores e na aprendizagem dos alunos nos ambientes escolares, busca-se
conhecer os conteúdos propostos para a disciplina de Geografia contida neste recurso didático,
e especificamente os voltados para os anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto se tornou
necessário conhecer a história do livro didático a partir de sua institucionalização aqui no
Brasil, a Geografia constituída em disciplina escolar e a formação acadêmica de professores
com base nos estudos de autores pesquisadores de cada área. Para consolidar essa pesquisa, é
feita a análise da coleção Girassol – Saberes e fazeres do campo, aprovado pelo programa
PNLD Campo de 2013, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o
ensino de Geografia. Pôde ser averiguado que a coleção ganhou em vários aspectos, como por
exemplo, em relação à contextualização e valorização da vida no campo; no entanto mostrou
pouca profundidade nas abordagens dos conteúdos e conceitos geográficos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ms. Wanderléia Farias Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.title |
O livro didático e o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |