Resumo:
O Ensino de Inglês como língua estrangeira (ILE) no Brasil nunca deixou de ser uma tarefa difícil, especialmente no contexto de educação pública, devido a uma série de questões, especialmente na modalidade EJA com as particularidades pertinentes a ela. Diante disso, o presente artigo traz uma discussão relevante sobre o uso de gêneros textuais e sequência didática (SD) para o ensino de línguas com base em Marcuschi (2005; 2007) e Dolz et al. (2004). Objetivamos demonstrar e relatar como a elaboração e implementação de uma SD, com base no gênero perfil, auxiliou a prática pedagógica de um estagiário, o autor deste trabalho, em sua experiência no ensino de ILE em uma escola pública no contexto EJA. Este estudo é uma pesquisa qualitativa e possui em seu corpus todas as atividades que compõem a SD criada e utilizada no programa de estágio supervisionado durante o período de quatro semanas. Discute-se e analisa-se a relevância dessas atividades e sua implementação em cada momento da SD, resultando na apropriação efetiva dos alunos do gênero perfil de Facebook em inglês.
Descrição:
NEVES, J. K. F. Appropriation project of the genre Facebook profile in an EJA group: reporting an experience. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.