Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo descrever as percepções sobre a inclusão no Ensino Superior a partir das vivências de uma estudante com Síndrome de Turner. Fundamentando-se nos estudos de Sassaki (1997), Mantoam (2003) e Silva (2009), serão discutidas algumas etapas importantes dentro da temática relacionada a pessoas com deficiência. Para coletar os dados, optou-se por fazer uma entrevista, com a participante “K”, do sexo feminino, 26 anos de idade e estudante de um curso de pedagogia. Os principais resultados revelaram que independente de ter dificuldades de aprendizagem e ser excluída por algumas colegas de turma, “K” mostrou que foi possível chegar ao ensino superior e vencer as barreiras encontradas durante o percurso acadêmico. Sabemos que já houveram consideráveis avanços no que se refere a inclusão. No entanto, esse paradigma ainda há de ser desenvolvido e aprimorado. É preciso que a batalha por uma sociedade inclusiva, continue sendo travada, e que não permitamos que os direitos conquistados com tanto esforço sejam esquecidos ou ignorados. Desse modo é necessário que os estudos e pesquisas voltados a essa área sejam realizados com mais frequência, enfatizando sua importância.
Descrição:
PIMENTEL, C de A. Percepções sobre a inclusão no ensino superior: um estudo de caso com uma estudante com síndrome de turner. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.