UEPB - Repositório Digital

Percepções sobre a inclusão no ensino superior: um estudo de caso com uma estudante com síndrome de turner

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pimentel, Camila de Assis
dc.date.accessioned 2018-12-19T19:08:48Z
dc.date.available 2018-12-19T19:08:48Z
dc.date.issued 2018-12-07
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18070
dc.description PIMENTEL, C de A. Percepções sobre a inclusão no ensino superior: um estudo de caso com uma estudante com síndrome de turner. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo descrever as percepções sobre a inclusão no Ensino Superior a partir das vivências de uma estudante com Síndrome de Turner. Fundamentando-se nos estudos de Sassaki (1997), Mantoam (2003) e Silva (2009), serão discutidas algumas etapas importantes dentro da temática relacionada a pessoas com deficiência. Para coletar os dados, optou-se por fazer uma entrevista, com a participante “K”, do sexo feminino, 26 anos de idade e estudante de um curso de pedagogia. Os principais resultados revelaram que independente de ter dificuldades de aprendizagem e ser excluída por algumas colegas de turma, “K” mostrou que foi possível chegar ao ensino superior e vencer as barreiras encontradas durante o percurso acadêmico. Sabemos que já houveram consideráveis avanços no que se refere a inclusão. No entanto, esse paradigma ainda há de ser desenvolvido e aprimorado. É preciso que a batalha por uma sociedade inclusiva, continue sendo travada, e que não permitamos que os direitos conquistados com tanto esforço sejam esquecidos ou ignorados. Desse modo é necessário que os estudos e pesquisas voltados a essa área sejam realizados com mais frequência, enfatizando sua importância. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Drª. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Síndrome de Turner pt_BR
dc.title Percepções sobre a inclusão no ensino superior: um estudo de caso com uma estudante com síndrome de turner pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta