Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de discutir acerca do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, observando as contribuições para a formação do profissional docente, para este nível de educação, a partir de perspectivas e experiências de graduandas(os) do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba-
UEPB. No percurso metodológico, com vista nas análises que foram realizadas, recorremos a uma investigação de cunho qualiquantitativa. Ou seja, foi utilizada a pesquisa qualitativa baseando-se na captação e análise de dados coletados de uma entrevista realizada com graduandas e graduandos do 9° e 10° período, do turno noturno, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, e a abordagem quantitativa, por se fazer necessária a quantificação das respostas dos entrevistados, sobre a contribuição do Estágio Supervisionado na Educação Infantil para sua formação docente. Os resultados demonstraram, dentre outros, a importância que os sujeitos envolvidos atribuem ao referido estágio, em seu processo de formação, considerando-o como indispensável experiência prática da sua profissão. Uma das contribuições apresentadas pelos entrevistados é a possibilidade de construção da identidade docente, em ambientes que necessitam de coletividade e afetividade para lidarem com crianças pequenas, como em creches e pré-escolas. Por fim, concluímos que o Estágio Supervisionado na Educação Infantil contribui de diferentes maneiras para formação profissional docente, de graduandos do Curso de Pedagogia da UEPB. Esse estágio proporciona a ampliação de experiências e a aquisição de diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento das crianças, bem como sobre a dinâmica de funcionamento institucional desse nível de educação.
Descrição:
PESSOA, M. F. C. Estágio supervisionado na educação infantil: perspectivas e experiências de graduadas (os) do curso de pedagogia da UEPB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.