UEPB - Repositório Digital

Estágio supervisionado na educação infantil: perspectivas e experiências de graduadas (os) do curso de pedagogia da UEPB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pessoa, Maria Francielle Costa
dc.date.accessioned 2018-12-19T19:09:57Z
dc.date.available 2018-12-19T19:09:57Z
dc.date.issued 2018-11-05
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18071
dc.description PESSOA, M. F. C. Estágio supervisionado na educação infantil: perspectivas e experiências de graduadas (os) do curso de pedagogia da UEPB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem o objetivo de discutir acerca do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, observando as contribuições para a formação do profissional docente, para este nível de educação, a partir de perspectivas e experiências de graduandas(os) do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. No percurso metodológico, com vista nas análises que foram realizadas, recorremos a uma investigação de cunho qualiquantitativa. Ou seja, foi utilizada a pesquisa qualitativa baseando-se na captação e análise de dados coletados de uma entrevista realizada com graduandas e graduandos do 9° e 10° período, do turno noturno, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, e a abordagem quantitativa, por se fazer necessária a quantificação das respostas dos entrevistados, sobre a contribuição do Estágio Supervisionado na Educação Infantil para sua formação docente. Os resultados demonstraram, dentre outros, a importância que os sujeitos envolvidos atribuem ao referido estágio, em seu processo de formação, considerando-o como indispensável experiência prática da sua profissão. Uma das contribuições apresentadas pelos entrevistados é a possibilidade de construção da identidade docente, em ambientes que necessitam de coletividade e afetividade para lidarem com crianças pequenas, como em creches e pré-escolas. Por fim, concluímos que o Estágio Supervisionado na Educação Infantil contribui de diferentes maneiras para formação profissional docente, de graduandos do Curso de Pedagogia da UEPB. Esse estágio proporciona a ampliação de experiências e a aquisição de diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento das crianças, bem como sobre a dinâmica de funcionamento institucional desse nível de educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Glória Maria Leitão de Souza Melo. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Estágio supervisionado na educação infantil: perspectivas e experiências de graduadas (os) do curso de pedagogia da UEPB. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta