Resumo:
Segundo os estudos envolvendo a alfabetização e letramento ainda existe um número considerável de crianças que ainda não conseguiram adquirir as habilidades e competências básicas da leitura e da escrita. Por isso, o presente trabalho se propõe a refletir sobre a contribuição da formação continuada promovida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC para a prática docente. Optou-se por uma metodologia que prioriza o método qualitativo e quantitativo, assim, realizamos a revisão literária com base nos teóricos como Cafieiro (2010); Silva (2010); Soares (1998) e (2004); Rojo (2010); dentre outros. Além de realizarmos entrevistas junto às professoras a fim de obterem-se os dados desejados. Portanto, concluiu-se que a formação promovida pelo PNAIC foi significativa no sentido de se utilizar em sala de aula as propostas sugeridas aliadas aos conhecimentos já adquiridos anteriormente contribuindo assim com a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos.
Descrição:
OLIVEIRA, J. F. de. A formação do PNAIC e sua repercussão no processo de ensino-aprendizagem: o que dizem os professores do 1º ao 3º ano de uma escola municipal de Campina Grande - PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.