UEPB - Repositório Digital

A formação do PNAIC e sua repercussão no processo de ensino-aprendizagem: o que dizem os professores do 1º ao 3º ano de uma escola municipal de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Josélia Ferreira de
dc.date.accessioned 2018-12-19T19:34:13Z
dc.date.available 2018-12-19T19:34:13Z
dc.date.issued 2018-12-10
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18076
dc.description OLIVEIRA, J. F. de. A formação do PNAIC e sua repercussão no processo de ensino-aprendizagem: o que dizem os professores do 1º ao 3º ano de uma escola municipal de Campina Grande - PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Segundo os estudos envolvendo a alfabetização e letramento ainda existe um número considerável de crianças que ainda não conseguiram adquirir as habilidades e competências básicas da leitura e da escrita. Por isso, o presente trabalho se propõe a refletir sobre a contribuição da formação continuada promovida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC para a prática docente. Optou-se por uma metodologia que prioriza o método qualitativo e quantitativo, assim, realizamos a revisão literária com base nos teóricos como Cafieiro (2010); Silva (2010); Soares (1998) e (2004); Rojo (2010); dentre outros. Além de realizarmos entrevistas junto às professoras a fim de obterem-se os dados desejados. Portanto, concluiu-se que a formação promovida pelo PNAIC foi significativa no sentido de se utilizar em sala de aula as propostas sugeridas aliadas aos conhecimentos já adquiridos anteriormente contribuindo assim com a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject PNAIC pt_BR
dc.title A formação do PNAIC e sua repercussão no processo de ensino-aprendizagem: o que dizem os professores do 1º ao 3º ano de uma escola municipal de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta