Resumo:
Este trabalho tem a finalidade de refletir a cerca da leitura e os textos multimodais nos livros didáticos do ensino fundamental II nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. Pensando nas contribuições da coleção Explorando o Ensino - Espanhol (2008), do MEC chegamos a algumas inquietações no que concerne o ensino da língua espanhola. Então, nos propomos a compreender de que forma os textos multimodais e a leitura são inseridas nas aulas de ELE a partir do uso dos livros didáticos. Para ajudar na compreensão deste processo, fizemos um estudo sobre os gêneros discursivos textuais baseados nos estudos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005), a questão da leitura e da multimodalidade no presente momento com Cope & Kalantzis (2010), tendo em vista que, com as mudanças que vem ocorrendo na sociedade há transformações que refletem nos graus de letramento dos alunos. Além disto, estudamos o gênero discursivo textual tira, entendendo como este texto multimodal que é levado frequentemente para as aulas pelos manuais são tratados nos livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental. Para isto, utilizamos duas coleções: Interativa e Ventana al Español. Concluímos, pois, que este trabalho contribui para as atuais demandas do ensino - aprendizagem da língua espanhola nas escolas públicas, ao mesmo tempo que marca questões atuais no contexto dos estudos sobre leitura e multimodalidade.
Descrição:
BARBOSA, T. da S. Lectura y multimodalidad: consideraciones sobre los materiales didáticos de enseñanza fundamental. 2018. 40p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.