dc.contributor.author |
Barbosa, Thaís da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-20T13:36:41Z |
|
dc.date.available |
2018-12-20T13:36:41Z |
|
dc.date.issued |
2018-11-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18096 |
|
dc.description |
BARBOSA, T. da S. Lectura y multimodalidad: consideraciones sobre los materiales didáticos de enseñanza fundamental. 2018. 40p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem a finalidade de refletir a cerca da leitura e os textos multimodais nos livros didáticos do ensino fundamental II nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. Pensando nas contribuições da coleção Explorando o Ensino - Espanhol (2008), do MEC chegamos a algumas inquietações no que concerne o ensino da língua espanhola. Então, nos propomos a compreender de que forma os textos multimodais e a leitura são inseridas nas aulas de ELE a partir do uso dos livros didáticos. Para ajudar na compreensão deste processo, fizemos um estudo sobre os gêneros discursivos textuais baseados nos estudos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005), a questão da leitura e da multimodalidade no presente momento com Cope & Kalantzis (2010), tendo em vista que, com as mudanças que vem ocorrendo na sociedade há transformações que refletem nos graus de letramento dos alunos. Além disto, estudamos o gênero discursivo textual tira, entendendo como este texto multimodal que é levado frequentemente para as aulas pelos manuais são tratados nos livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental. Para isto, utilizamos duas coleções: Interativa e Ventana al Español. Concluímos, pois, que este trabalho contribui para as atuais demandas do ensino - aprendizagem da língua espanhola nas escolas públicas, ao mesmo tempo que marca questões atuais no contexto dos estudos sobre leitura e multimodalidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Allyson Raonne Soares do Nascimento |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual discursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.title |
Lectura y multimodalidad: consideraciones sobre los materiales didáticos de enseñanza fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |