Resumo:
Este trabalho trás um relato de experiências vivenciadas em sala de aula enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente do Subprojeto de Física da UEPB na tentativa de mostrar por meio de quais alternativas pedagógicas o professor de Física pode trabalhar o conteúdo de Hidrostática de forma mais atraente na educação básica, tendo em vista que esse conteúdo geralmente é suprimido no currículo de Física e que é visível à escassez de materiais didáticos para trabalhar esse tema. Neste trabalho optamos pelo uso de atividades lúdicas e experimentais, onde iremos descrever duas atividades, uma onde desenvolvemos um jogo e a outra que teve como estratégia a experimentação problematizadora. Os resultados apontam para uma aprendizagem significativa, uma vez que os alunos que participaram das atividades passaram a ter uma compreensão mais satisfatória em relação ao tema aqui abordado.
Descrição:
ALVES, M. C. O uso da atividade lúdica e experimental para o ensino de hidrostática: Um relato de experiência. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.