Resumo:
Temos vivenciado na história da educação brasileira a dura realidade de identificar que
muitas crianças tem concluído sua escolarização sem estarem plenamente alfabetizadas. Para
o enfrentamento desse problema, tivemos muitas medidas como exemplo último neste
sentido, temos o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), acordo formal
assumido pelo Governo Federal, estados e municípios e entidades para firmar o compromisso
de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade. Infelizmente, desde sua aplicação em
2012 não tem apresentado resultados satisfatórios. Este artigo tem como objetivo refletir sobre
a alfabetização infantil sob a perspectiva do uso do método fônico. Utilizamos como
metodologia a pesquisa qualitativa, realizando uma análise documental a partir da leitura do
relatório, Educação Infantil: os novos caminhos - relatório apresentado pela Comissão de
Educação e Cultura da Câmara dos Deputados - e material científico de Capovilla. Utilizamos
como procedimento de coleta de dados um questionário, com professores alfabetizadores, que
somam o total de quatro professores da Escola “X”, de Ensino Fundamental na cidade de
Campina Grande, Paraíba. O material documental esclarece sobre o método fônico e seus
resultados positivos na aquisição da leitura e da escrita, trazendo uma perspectiva diante do
cenário atual da educação, que tanto tem sofrido com os resultados de analfabetismo.
Mediante o estudo realizado, pudemos perceber que os professores do primeiro ano do Ensino
Fundamental da Escola analisada, tem alcançado através do uso do método fônico o objetivo
principal da alfabetização, que é ajudar seus educandos a efetivamente se desenvolverem no
processo de aquisição da leitura e escrita de forma rápida e eficaz.
Descrição:
SOUSA, C. P. da S. Repensando a alfabetização infantil sob a perspectiva do uso do método fônico. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.