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Repensando a alfabetização infantil sob a perspectiva do uso do método fônico

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dc.contributor.author Sousa, Cleidiane Peres da Silva
dc.date.accessioned 2019-02-22T16:41:08Z
dc.date.available 2019-02-22T16:41:08Z
dc.date.issued 2018-11-30
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18217
dc.description SOUSA, C. P. da S. Repensando a alfabetização infantil sob a perspectiva do uso do método fônico. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Temos vivenciado na história da educação brasileira a dura realidade de identificar que muitas crianças tem concluído sua escolarização sem estarem plenamente alfabetizadas. Para o enfrentamento desse problema, tivemos muitas medidas como exemplo último neste sentido, temos o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados e municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade. Infelizmente, desde sua aplicação em 2012 não tem apresentado resultados satisfatórios. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a alfabetização infantil sob a perspectiva do uso do método fônico. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, realizando uma análise documental a partir da leitura do relatório, Educação Infantil: os novos caminhos - relatório apresentado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados - e material científico de Capovilla. Utilizamos como procedimento de coleta de dados um questionário, com professores alfabetizadores, que somam o total de quatro professores da Escola “X”, de Ensino Fundamental na cidade de Campina Grande, Paraíba. O material documental esclarece sobre o método fônico e seus resultados positivos na aquisição da leitura e da escrita, trazendo uma perspectiva diante do cenário atual da educação, que tanto tem sofrido com os resultados de analfabetismo. Mediante o estudo realizado, pudemos perceber que os professores do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola analisada, tem alcançado através do uso do método fônico o objetivo principal da alfabetização, que é ajudar seus educandos a efetivamente se desenvolverem no processo de aquisição da leitura e escrita de forma rápida e eficaz. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Ms. Kátia Farias Antero pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Método fônico pt_BR
dc.title Repensando a alfabetização infantil sob a perspectiva do uso do método fônico pt_BR
dc.type Other pt_BR


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