Resumo:
Neste artigo realizamos o estudo da adaptação para os quadrinhos do conto ―A terceira margem do rio,‖ distribuída às escolas públicas pelo PNBE/Ministério da Educação. Essa análise tem como pretensão responder a seguinte questão: a história em quadrinhos ―A terceira margem do rio em graphic novel‖, adaptada do clássico de Guimarães Rosa, pertencente ao cânone nacional, estabelece que relações na interligação do texto com a imagem? Em função disso, temos como objetivo geral identificar os aspectos visuais e linguísticos da história em quadrinhos e como objetivos específicos: investigar os fundamentos teóricos sobre como as histórias em quadrinhos podem ser um instrumento de incentivo à leitura no processo de ensino aprendizagem e analisar, na obra selecionada, aspectos relacionados à linguagem visual e verbal. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e comparativista. Os autores que contribuem teoricamente como referências para o desenvolvimento desta pesquisa são: Angela Kleiman (2004), Isabel Solé (1998), Roberto Elísio dos Santos (2003), Alexandre Barbosa ,(2007), Mary Kato (1987), Luiz Britto (2003). Com base nas fontes estudadas, é possível afirmar que os quadrinhos têm um grande potencial como instrumento de incentivo à leitura.
Descrição:
COSTA, L. G. da. Leitura da HQ A Terceira Margem do Rio: do visual ao linguístico. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.