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Neste artigo realizamos o estudo da adaptação para os quadrinhos do conto ―A terceira margem do rio,‖ distribuída às escolas públicas pelo PNBE/Ministério da Educação. Essa análise tem como pretensão responder a seguinte questão: a história em quadrinhos ―A terceira margem do rio em graphic novel‖, adaptada do clássico de Guimarães Rosa, pertencente ao cânone nacional, estabelece que relações na interligação do texto com a imagem? Em função disso, temos como objetivo geral identificar os aspectos visuais e linguísticos da história em quadrinhos e como objetivos específicos: investigar os fundamentos teóricos sobre como as histórias em quadrinhos podem ser um instrumento de incentivo à leitura no processo de ensino aprendizagem e analisar, na obra selecionada, aspectos relacionados à linguagem visual e verbal. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e comparativista. Os autores que contribuem teoricamente como referências para o desenvolvimento desta pesquisa são: Angela Kleiman (2004), Isabel Solé (1998), Roberto Elísio dos Santos (2003), Alexandre Barbosa ,(2007), Mary Kato (1987), Luiz Britto (2003). Com base nas fontes estudadas, é possível afirmar que os quadrinhos têm um grande potencial como instrumento de incentivo à leitura. |
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