Resumo:
O presente estudo intitulado “prática de leitura nos anos iniciais: um relato sobre a
prática observada do ensino do 1º ano” tem por objetivo: observar e analisar a forma que é
trabalhada a prática de leitura, na sala de aula do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto,
desenvolve-se na perspectiva de uma metodologia qualitativa, em Bogdan; Biklen, e
caracteriza-se como um Estudo de Caso, em Martins. Em relação a teoria, a pesquisa conta
com o apoio de estudiosos no assunto, entre outros, Antunes (2003); Bernardinelli (2012);
Boff (1997); Freire (2008); Freitas, (2012); Martins (2012); Solé (1998). Quanto aos
resultados, à pesquisa realiza-se em uma escola publica municipal na cidade de Campina
Grande-PB, em uma turma o 1º ano do Ensino Fundamental, no turno da tarde, com um total
de 19 crianças com a faixa etária de 6 anos, onde todos desfrutam de uma rica aprendizagem,
diversificada, com temas relacionados as estórias infantis mudados a cada semestre. Em suma,
é significativo o trabalho desenvolvido pela gestão, professores, funcionários e familiares das
crianças. Diante desse brilhante trabalho, as famílias se envolvem na vida escolar de seus
filhos, sobrinhos ou netos. Nesse caso, há maior estimulação no aprendizado da criança e,
com isso, elas se alfabetizam com mais facilidade.
Descrição:
SILVA, E. T. G. da. Prática de leitura nos anos iniciais: relato sobre a prática observada do ensino do 1° ano. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.