UEPB - Repositório Digital

Prática de leitura nos anos iniciais: relato sobre a prática observada do ensino do 1° ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Erica Taini Garcia da
dc.date.accessioned 2019-02-22T18:22:30Z
dc.date.available 2019-02-22T18:22:30Z
dc.date.issued 2019-02-06
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18231
dc.description SILVA, E. T. G. da. Prática de leitura nos anos iniciais: relato sobre a prática observada do ensino do 1° ano. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo intitulado “prática de leitura nos anos iniciais: um relato sobre a prática observada do ensino do 1º ano” tem por objetivo: observar e analisar a forma que é trabalhada a prática de leitura, na sala de aula do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, desenvolve-se na perspectiva de uma metodologia qualitativa, em Bogdan; Biklen, e caracteriza-se como um Estudo de Caso, em Martins. Em relação a teoria, a pesquisa conta com o apoio de estudiosos no assunto, entre outros, Antunes (2003); Bernardinelli (2012); Boff (1997); Freire (2008); Freitas, (2012); Martins (2012); Solé (1998). Quanto aos resultados, à pesquisa realiza-se em uma escola publica municipal na cidade de Campina Grande-PB, em uma turma o 1º ano do Ensino Fundamental, no turno da tarde, com um total de 19 crianças com a faixa etária de 6 anos, onde todos desfrutam de uma rica aprendizagem, diversificada, com temas relacionados as estórias infantis mudados a cada semestre. Em suma, é significativo o trabalho desenvolvido pela gestão, professores, funcionários e familiares das crianças. Diante desse brilhante trabalho, as famílias se envolvem na vida escolar de seus filhos, sobrinhos ou netos. Nesse caso, há maior estimulação no aprendizado da criança e, com isso, elas se alfabetizam com mais facilidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Práticas de leitura pt_BR
dc.title Prática de leitura nos anos iniciais: relato sobre a prática observada do ensino do 1° ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta