Resumo:
O presente trabalho é fruto de uma experiência vivida no estágio supervisionado III realizado
numa turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola pública na cidade de
Campina Grande, no ano de 2018. Durante nossa prática docente, questionávamos: de que
forma as aulas de leitura e escrita do gênero resenha podem contribuir para o
desenvolvimento da capacidade argumentativa do aluno? Partindo desse questionamento, o
objetivo geral deste artigo é investigar como se dá a capacidade argumentativa do aluno
através do processo de leitura e escrita do gênero resenha crítica. Especificamente, buscamos:
a) descrever e analisar a estrutura do gênero resenha; b) entender como se constrói a
habilidade argumentativa dos alunos através do gênero resenha crítica de filmes. Nossa
pesquisa se insere no paradigma qualitativo de base descritivo-interpretativista. Nossas
reflexões estão ancoradas em Bakhtin (2011), Motta-Roth e Hendges (2010), Ribeiro (2009),
dentre outros. O corpus de análise está constituído por treze resenhas coletadas durante as
atividades de estágio. Para este trabalho, apresentamos os textos mais significativos de acordo
com os nossos objetivos. Foram ministradas nove aulas divididas em três momentos:
conhecendo o gênero; orientação para produção do gênero; produção escrita do gênero. Em se
tratando de resultados, os dados mostraram que o gênero resenha ainda é pouco trabalhado
nas salas de aula e por isso os alunos apresentaram muitas dificuldades no reconhecimento da
sua estrutura retórica. Percebemos ainda que os alunos têm mais desenvoltura argumentativa
na oralidade do que na escrita.
Descrição:
SANTOS, G. P. dos. O gênero resenha crítica no contexto da educação de jovens e adultos: reflexões sobre a compreensão argumentativa dos alunos. 2018. 20p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.