UEPB - Repositório Digital

O gênero resenha crítica no contexto da educação de jovens e adultos: reflexões sobre a compreensão argumentativa dos alunos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Geovane Porto dos
dc.date.accessioned 2019-03-20T11:45:45Z
dc.date.available 2019-03-20T11:45:45Z
dc.date.issued 2018-11-30
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18731
dc.description SANTOS, G. P. dos. O gênero resenha crítica no contexto da educação de jovens e adultos: reflexões sobre a compreensão argumentativa dos alunos. 2018. 20p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é fruto de uma experiência vivida no estágio supervisionado III realizado numa turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola pública na cidade de Campina Grande, no ano de 2018. Durante nossa prática docente, questionávamos: de que forma as aulas de leitura e escrita do gênero resenha podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade argumentativa do aluno? Partindo desse questionamento, o objetivo geral deste artigo é investigar como se dá a capacidade argumentativa do aluno através do processo de leitura e escrita do gênero resenha crítica. Especificamente, buscamos: a) descrever e analisar a estrutura do gênero resenha; b) entender como se constrói a habilidade argumentativa dos alunos através do gênero resenha crítica de filmes. Nossa pesquisa se insere no paradigma qualitativo de base descritivo-interpretativista. Nossas reflexões estão ancoradas em Bakhtin (2011), Motta-Roth e Hendges (2010), Ribeiro (2009), dentre outros. O corpus de análise está constituído por treze resenhas coletadas durante as atividades de estágio. Para este trabalho, apresentamos os textos mais significativos de acordo com os nossos objetivos. Foram ministradas nove aulas divididas em três momentos: conhecendo o gênero; orientação para produção do gênero; produção escrita do gênero. Em se tratando de resultados, os dados mostraram que o gênero resenha ainda é pouco trabalhado nas salas de aula e por isso os alunos apresentaram muitas dificuldades no reconhecimento da sua estrutura retórica. Percebemos ainda que os alunos têm mais desenvoltura argumentativa na oralidade do que na escrita. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Silva Rosas de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Gênero resenha crítica pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title O gênero resenha crítica no contexto da educação de jovens e adultos: reflexões sobre a compreensão argumentativa dos alunos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta