UEPB - Repositório Digital

O brincar na perspectiva de pais e crianças da educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha, Pascaly Diniz
dc.date.accessioned 2019-03-20T12:40:47Z
dc.date.available 2019-03-20T12:40:47Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18746
dc.description ROCHA, P. D. O brincar na perspectiva de pais e crianças da educação infantil. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O brincar além de ser de suma importância na vida da criança, é um direito que precisa ser observado nas práticas da Educação Infantil. As brincadeiras além de gerarem prazer, também estarão garantindo o aprendizado e desenvolvimento da criança. Este estudo tem por objetivo analisar a importância do brincar sob a perspectiva de pais de crianças que frequentam a Educação Infantil. A pesquisa se define como um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório. O campo de investigação foi uma instituição de Educação Infantil, da rede privada de ensino, localizada no município de Campina Grande- PB. Os sujeitos e respondentes da pesquisa foram 11 (onze), pais de crianças que frequentam a referida instituição, que responderam a um questionário, com questões abertas que lhes foram entregues no dia 16 de novembro de 2018, com sua devolução no dia 20, do mesmo mês. Dentre os resultados obtidos, foi possível identificar que a maioria dos sujeitos envolvidos acredita ser importante o momento do brincar na escola de seus filhos, porém, não sabem ao certo a contribuição que as brincadeiras podem dar ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Observou-se que a instituição que as crianças frequentam é muito carente de espaços físicos e recursos por ser uma escola pequena, mas que age dentro do possível para proporcionar momentos de brincadeiras adequados às crianças. Por fim, concluímos que, o brincar é coisa séria e potencializa o desenvolvimento da criança. É preciso que os pais das crianças que frequentam a Educação Infantil tomem conhecimento desse assunto e passem a tratá-lo com mais seriedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Desenvolvimento da criança pt_BR
dc.subject Relação pais-escola pt_BR
dc.title O brincar na perspectiva de pais e crianças da educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta