Resumo:
O brincar além de ser de suma importância na vida da criança, é um direito
que precisa ser observado nas práticas da Educação Infantil. As brincadeiras além
de gerarem prazer, também estarão garantindo o aprendizado e desenvolvimento da
criança. Este estudo tem por objetivo analisar a importância do brincar sob a
perspectiva de pais de crianças que frequentam a Educação Infantil. A pesquisa se
define como um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório. O campo de
investigação foi uma instituição de Educação Infantil, da rede privada de ensino,
localizada no município de Campina Grande- PB. Os sujeitos e respondentes da
pesquisa foram 11 (onze), pais de crianças que frequentam a referida instituição,
que responderam a um questionário, com questões abertas que lhes foram
entregues no dia 16 de novembro de 2018, com sua devolução no dia 20, do mesmo
mês. Dentre os resultados obtidos, foi possível identificar que a maioria dos sujeitos
envolvidos acredita ser importante o momento do brincar na escola de seus filhos,
porém, não sabem ao certo a contribuição que as brincadeiras podem dar ao
desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Observou-se que a instituição que
as crianças frequentam é muito carente de espaços físicos e recursos por ser uma
escola pequena, mas que age dentro do possível para proporcionar momentos de
brincadeiras adequados às crianças. Por fim, concluímos que, o brincar é coisa séria
e potencializa o desenvolvimento da criança. É preciso que os pais das crianças que
frequentam a Educação Infantil tomem conhecimento desse assunto e passem a
tratá-lo com mais seriedade.
Descrição:
ROCHA, P. D. O brincar na perspectiva de pais e crianças da educação infantil. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.