UEPB - Repositório Digital

"Ô Cride! Fala prá mãe que o discurso anticonsumismo dos Titãs os capturam": análise do álbum Televisão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Natan Barros
dc.date.accessioned 2013-09-16T15:25:40Z
dc.date.available 2013-09-16T15:25:40Z
dc.date.issued 2013-09-16
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1879
dc.description PEREIRA, N. B. "Ô Cride! Fala prá mãe que o discurso anticonsumismo dos Titãs os capturam": análise do álbum Televisão. 2010. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia analisa as letras da banda brasileira de rock Titãs, visando encontrar os discursos presentes nelas. Os resultados foram obtidos seguindo a teoria da Análise de Discurso da Escola Francesa, analisando as letras de cinco músicas: Televisão, Pavimentação, Não vou me adaptar, Autonomia e Massacre. A conclusão que se chega é que os Titãs apresentam um discurso repleto de críticas radicais ao consumismo, aos sistemas políticos, aos meios de comunicação, às instituições sociais, indústria cultural de uma forma geral, entre outros discursos que se encontram presentes e que norteiam boa parte do álbum Televisão, lançado no ano de 1985. O álbum Televisão foi lançado em condições de produção específicas para aquele momento, era o período de abertura política pelo qual o país estava passando, é o nome que se dá ao processo de liberalização da ditadura militar que governou o Brasil durante 20 anos, processo esse iniciado em 1974 e terminado em 1985 (ano de lançamento do álbum Televisão), com o fim da ditadura. Além de desferir criticas a tudo isso, os Titãs deixam claro que o objetivo da mensagem perpassada por todas as letras verificadas é conclamar os fãs da banda, ou ouvintes de uma forma geral a tomarem uma postura diferenciada frente às situações estabelecidas e não se tornarem como os sujeitos das canções, ou seja, indiferentes, inertes, alienados, conformados, consumidores passivos, etc pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Moisés de Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise do Discurso pt_BR
dc.subject Rock Nacional pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.title "Ô Cride! Fala prá mãe que o discurso anticonsumismo dos Titãs os capturam": análise do álbum Televisão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta