Resumo:
O professor da educação infantil desempenha um papel importante no desenvolvimento
da identidade e da autonomia da criança. Nessa perspectiva, o presente estudo objetiva
discorrer sobre o desenvolvimento desta identidade e autonomia no espaço escolar,
buscando identificar o papel que o professor exerce na educação das crianças. Reflete-se,
ainda sobre a construção da identidade e autonomia da criança é algo relevante para
todos que atuam na área de educação infantil. Para tanto, o estudo propõe está
fundamentado em autores como, La Taille (1992), Freire (1996), Assmann (1998),
Caldas (2008), Maia (2008), Minayo (1994), Souza (2009), e também nos documentos
oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDBEN (1996) e o
Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil-RECNEI (1998). O fato de esse
tema ser recente e carecer de diálogo mais amplo, conforme apontam os autores
supracitados, justificamos, pois, a relevância deste trabalho. A partir da concepção
metodológica de pesquisa qualitativa, desenvolvemos este artigo pautados na análise
dos dados. Os procedimentos e instrumentos utilizados para a coleta de dados deram-se
por meio da observação participante, registro no diário de campo e aplicação de um
questionário. Os sujeitos pesquisados são duas profissionais, a professora e a
orientadora pedagógica, de uma creche pública da rede municipal de ensino de Campina
Grande – PB. Diante dos resultados obtidos com a análise dos dados, verificamos que o
papel do professor para o desenvolvimento da identidade e da autonomia é de
fundamental importância e que é possível favorecer ao desenvolvimento da Identidade e
da Autonomia da criança, através de um ambiente democrático, constituído por relações
de cooperação e de respeito mútuo, possibilitado pelas trocas sociais. Nesse sentido,
mais do que um espaço destinado à aprendizagem de conteúdos, a creche tem a função
de contribuir com a construção da identidade e autonomia infantil, da forma mais
significativa possível.
Descrição:
Silva, K. A. B. da. O papel do professor no desenvolvimento da identidade e da autonomia
na educação infantil. 2012. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.