UEPB - Repositório Digital

Uma reflexão sobre os significados da avaliação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gonçalves, Elizabete Borges
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:08:21Z
dc.date.available 2013-09-20T12:08:21Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1949
dc.description Gonçalves, E. B. Uma reflexão sobre os significados da avaliação. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo é resultado de um estudo realizado sobre o processo de avaliação na perspectiva teórica e prática, tendo como base conceitual o pensamento de alguns estudiosos que muito contribuíram para esta área de estudo. O embasamento teórico fundamenta-se no princípio sócio-histórico-cultural, que pressupõe a avaliação não somente em saber como o aluno aprende ou como o professor ensina, mas, sobretudo, como se dá o desenvolvimento de todo processo avaliativo, analisando como ocorre a construção do conhecimento no ensino-aprendizagem através da mediação professor/aluno/conhecimento. O objetivo do presente estudo foi refletir no discurso docente a concepção de avaliação no processo de construção do conhecimento e como os professores efetivamente avaliam seus alunos. Para realização deste trabalho, utilizou-se como método o procedimento descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário estruturado com perguntas abertas. A pesquisa foi realizada com quatro docentes efetivos da rede pública municipal das séries iniciais do Ensino Fundamental I, (3º e 4º ano) da Escola Nila Ferreira da cidade de Fagundes-PB. Os resultados do estudo mostraram que os professores avaliam seus alunos de forma quantitativa utilizando provas para verificação do aprendizado. Além disso, observou-se, certo esforço, por parte de alguns professores, em adotar a avaliação contínua como um recurso para ajudar seus alunos a enfrentar algumas dificuldades, porém tais professores demonstraram estar ainda perdidos de como proceder a tal processo avaliativo. Por fim, para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer cada aluno, bem como suas necessidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Inácio de Araújo Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação Escolar pt_BR
dc.subject Concepções Pedagógicas pt_BR
dc.subject Métodos de Ensino pt_BR
dc.title Uma reflexão sobre os significados da avaliação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta