UEPB - Repositório Digital

A leitura e a formação da habilidade leitora: (des)construindo saberes e (re)construindo possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Aurizete de Almeida Sales
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:08:30Z
dc.date.available 2013-09-20T12:08:30Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1950
dc.description Silva, A. de A. S. A leitura e a formação da habilidade leitora: (des)construindo saberes e (re)construindo possibilidades. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo geral compreender e analisar alguma das dificuldades encontradas no cotidiano pedagógico de duas professoras da zona rural da rede pública de ensino na cidade de Pocinhos – PB no que concerne ao trabalho com a leitura e a produção de textos dos alunos. O presente trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica e de campo como possibilidade para justificar os objetivos desse trabalho. A metodologia desse trabalho centrou-se na técnica de abordagem de um questionário para as professoras e junto a ele solicitamos, ainda, que as referidas professoras utilizassem uma sequência didática com os alunos. Dessa forma, o embasamento teórico desse trabalho trata da importância do trabalho com a leitura, a escrita e a reescrita no contexto de sala de aula, para que se possa formar tanto a habilidade leitora como o leitor proficiente crítico na escola. Para isso, buscamos nos fundamentar em estudiosos, como Kaufman & Rodriguez (1995), Coracini (1999), Piaget (1896 – 1980), Vigotsky (1896 – 1934), Solé (2000), Silva (2002), Orlandi (1988), Kato (1997), Kleiman (1989), e Martins (2002), inclusive no Referencial Curricular Nacional (2001). Enfim, percebemos que a escola, por intermédio do professor, necessita urgentemente, repensar sua prática pedagógica e/ou redimensioná-la, no sentido de ter em mente que precisa estar sempre se atualizando, seja com leituras de produções cientificas da área ou mesmo participando das formações continuadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Reescrita pt_BR
dc.title A leitura e a formação da habilidade leitora: (des)construindo saberes e (re)construindo possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta