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Este trabalho teve como objetivo geral compreender e analisar alguma das
dificuldades encontradas no cotidiano pedagógico de duas professoras da zona rural
da rede pública de ensino na cidade de Pocinhos – PB no que concerne ao trabalho
com a leitura e a produção de textos dos alunos. O presente trabalho utilizou-se da
pesquisa bibliográfica e de campo como possibilidade para justificar os objetivos
desse trabalho. A metodologia desse trabalho centrou-se na técnica de abordagem
de um questionário para as professoras e junto a ele solicitamos, ainda, que as
referidas professoras utilizassem uma sequência didática com os alunos. Dessa
forma, o embasamento teórico desse trabalho trata da importância do trabalho com
a leitura, a escrita e a reescrita no contexto de sala de aula, para que se possa
formar tanto a habilidade leitora como o leitor proficiente crítico na escola. Para isso,
buscamos nos fundamentar em estudiosos, como Kaufman & Rodriguez (1995),
Coracini (1999), Piaget (1896 – 1980), Vigotsky (1896 – 1934), Solé (2000), Silva
(2002), Orlandi (1988), Kato (1997), Kleiman (1989), e Martins (2002), inclusive no
Referencial Curricular Nacional (2001). Enfim, percebemos que a escola, por
intermédio do professor, necessita urgentemente, repensar sua prática pedagógica
e/ou redimensioná-la, no sentido de ter em mente que precisa estar sempre se
atualizando, seja com leituras de produções cientificas da área ou mesmo
participando das formações continuadas. |
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