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A alfabetização no transtorno do espectro autista (TEA): a realidade de uma professora em Campina Grande - PB

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dc.contributor.author Barroso, Camila Galdino
dc.date.accessioned 2019-06-04T13:34:07Z
dc.date.available 2019-06-04T13:34:07Z
dc.date.issued 2018-02-21
dc.identifier.other CDD 371.94
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19536
dc.description BARROSO, C. G. A alfabetização no transtorno do espectro autista (TEA): a realidade de uma professora em Campina Grande - PB. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O aumento de matrículas referente às crianças autistas nas escolas regulares trouxe uma grande necessidade de estudos e pesquisas que aprofundem os conhecimentos em relação aos métodos que são utilizados nas escolas e transmitidos a essas crianças. Muitas vezes as estratégias para envolver o aluno com autismo no mundo das letras demoram a surgir, desestimulando o professor responsável pela a aprendizagem desse aluno. Este trabalho tem como objetivo compreender a perspectiva de uma educadora referente à alfabetização de uma criança autista no 2° ano do ensino fundamental. A recente pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando assim uma entrevista semiestruturada com a educadora do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em Campina Grande – PB. Observamos que escola não disponibiliza materiais pedagógicos especializados para o ensino do aluno, criando desta forma uma barreira para a inclusão do mesmo no ensino regular. Através da entrevista, verificamos que a professora possui alguns conhecimentos ao autismo, mas sua metodologia ocorre de forma tradicional, não utilizando nenhum método específico ou algo que estimule a aprendizagem da criança. Concluímos que ainda é possível nos deparar com profissionais não qualificados na rede regular e professores que não estimulam as crianças autistas independentemente do déficit ou nível que ela encontra-se, pois é papel do professor e da escola impulsionar os recursos insubstituíveis para uma educação inclusiva de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Mes. Jucilene Braz da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title A alfabetização no transtorno do espectro autista (TEA): a realidade de uma professora em Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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